sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

BRÜDER GRIMM










Teatro de fantoches do conto infantil "Rotkäppchen", Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm, encenado pelos alunos dos professores Márcia e Sergio do curso de Alemão fo CEL Penha, do 1o. ao 6o. estágio, na feira cultural da EE Nossa Senhora da Penha em 2007.

Alunos fantasiados com os personagens dos contos de Grimm distribuiram convites pela escola, convidando os vistantes da Feira, alunos e professores para as duas apresentações.

Foi exibido junto com a apresentação um teatro de fantoches, e um vídeo(moviemaker), com as falas em alemão ,trilha sonora e sonoplastia e as legendas em português. Nos Intervalos das apresentações os alunos fantasiados ou com trajes típicos explicavam aos visitantes sobre a vida e obras dos irmãos Grimm.Os desenhos que decoravam a sala com os principais contos dos Grimm foram feitos pelos alunos, assim como a produção do vídeo, decoração da sala, lembrancinhas e gulosemas típicos e cenários.

Irmãos Grimm: Jacob e Wilhelm (entre 1785 e 1863)
Quem são os irmãos Grimm?
Quem não conhece as histórias de Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Cinderela e Bela Dormecida? Quase todas iniciadas pela famosa frase "Era uma vez...". Todos conhecem, mas poucos sabem quem são os autores destas histórias que encantam a gerações. Pois bem, os autores destas e outras conhecidas histórias infantis são Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), popularizados como irmãos Grimm. Os dois nasceram em Hanau, na Alemanha e além de criarem fábulas infantis também contribuíram com a língua alemã, com a produção de um dicionário e estudos de lingüística.

As histórias traduzidas são narrativas dos Contos de fadas para o lar e as crianças, em alemão: Kinder-und Hausmärchen, uma coletânea com o primeiro volume lançado em 1812 e o segundo em 1815. Traduzidas para mais de 160 línguas, as lendas, fábulas e contos dos irmãos Grimm viraram em 2005  Patrimônio da Humanidade dentro do programa Memória do Mundo da Unesco. Desta forma está assegurada a preservação das obras de Jacob e Wilhelm Grimm.

leia mais em

Nenhum comentário: