quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ALEMANHA













Alemanha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Alemanha (nome oficial: República Federal da Alemanha, em alemão: Bundesrepublik Deutschland) é um país localizado na Europa central, membro fundador da União Européia, membro da NATO e do Grupo dos Oito. O país é limitado a norte pelo Mar do Norte, pela Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos.

Desde a
Reunificação em 1990, o estado alemão é uma república federal parlamentarista com 16 estados federais (Bundesländer) e cerca de 82 milhões de habitantes. É um dos países com a maior densidade populacional da Europa e a principal potência econômica do continente. Desde 1995 a Alemanha participa do Acordo de Schengen. A capital é Berlim e a língua nacional oficial é o alemão

A LÍNGUA ALEMÃ

[Fonte: Perfil da Alemanha (p। 13), uma publicação do Governo Federal da Alemanha (2000)]

A língua alemã pertence ao grande grupo das línguas indo-germânicas; dentro deste, ao das línguas germânicas, e apresenta afinidades com o dinamarquês, o norueguês e o sueco, com o holandês e o flamengo, mas também com o inglês। A formação de uma língua culta comum a todos os alemães deve-se à tradução da Bíblia por Martinho Lutero.

A Alemanha é rica em dialetos। Segundo o dialeto e a pronúncia, pode-se reconhecer, na maioria dos alemães, seu lugar de origem. Os dialetos têm enormes diferenças entre si: se, por exemplo, um habitante de Mecklemburgo e um bávaro conversassem em seu puro dialeto, teriam certamente grandes dificuldades em se entender.

Fora da Alemanha fala-se alemão como língua materna na Áustria, em Liechtenstein, em grande parte da Suíça, no Tirol do Sul (norte da Itália), no Eslésvico do Norte (Dinamarca) e em pequenas regiões da Bélgica, da França (Alsácia) e de Luxemburgo, ao longo da fronteira com a Alemanha। Também as minorias alemãs na Polônia, na Romênia e nos países da antiga União Soviética conversaram em parte a língua alemã.

O alemão é a língua materna de mais de 100 milhões de pessoas. Aproximadamente um em cada dez livros publicados no mundo é escrito em alemão. Entre as línguas das quais se fazem traduções, o alemão ocupa o terceiro lugar, depois do inglês e do francês; o alemão é a língua para a qual se realizam mais traduções.
[Observação sobre o texto: No lugar de indo-germânico, usa-se mais comumente indo-europeu.]

Nenhum comentário: